FAPES/TOLEDOPREV PREENCHE REQUISITOS E RECEBE CERTIFICAÇÃO DO ICQ BRASIL

Enviado por Administrador em Sex, 11/12/2020 - 16:14

O Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais (Fapes/Toledoprev) de Toledo faz parte agora da seleta lista de gestores de Regimes Próprios de Previdência Social que contam com certificação do Programa Pró-Gestão RPPS. Esta grande conquista foi confirmada na manhã desta sexta-feira (11) em ato no Gabinete do Prefeito que contou com a presença do chefe do Executivo Municipal, Lucio de Marchi; da diretora-executiva do fundo, Roseli Fabris; de membros do Comitê de Investimento e dos Conselhos Administrativo e Fiscal da entidade; e do auditor do Instituto de Certificação de Qualidade (ICQ), Uirã Alcides Gomes da Rosa.

Na ocasião, ele apresentou o resultado da auditoria realizada in loco na quinta e sexta-feira desta semana (10 e 11). “É um trabalho em que três dimensões - controle interno, governança corporativa e educação previdenciária - são analisadas. Ao todo, são 24 requisitos necessários para a certificação e o RPPS do município preencheu 23, mais do que os 19 necessários para se atingir o nível II, o que já o torna uma referência nacional”, explica. “Parabenizamos ao Fapes/Toledoprev e todas as pessoas que atuam para que ele se mantenha perene, isto é, tendo em caixa os recursos necessários para pagar os benefícios de aposentados e pensionistas. Alguns ajustes são necessários, mas estamos seguros de que o trabalho está sendo bem feito e logo tudo estará em conformidade”, salienta Uirã.

Roseli  disse estar realizada com a certificação obtida pelo Fapes/Toledoprev, mas garante que a entidade continuará no processo de aperfeiçoamento. “Essa certificação é a superação de uma etapa de um trabalho que só está começando. É uma grande conquista alcançada com o apoio da gestão municipal e a colaboração direta de servidores de várias secretarias. A vinda do auditor do ICQ Brasil foi mais do que uma inspeção, foi uma capacitação em que o Uirã compartilhou seu vasto conhecimento na área para chegarmos ao objetivo que tanto almejamos”, constata.

Lucio também celebrou a certificação do fundo de previdência e elogiou a forma como este é gerido em Toledo. “A maioria dos entes federativos do nosso país enfrentam problemas de gestão, mas, felizmente, o Fapes/Toledoprev caminha na direção certa . E isso é fundamental, pois da boa gestão desta entidade depende o futuro dos nossos servidores, tanto os da ativa quanto os aposentados e pensionistas. É possível melhorar sempre e estou certo de que, se mantido esse ritmo, conseguiremos subir o nível da certificação e sermos referências ainda melhores para o Brasil”, salienta.