Conselheiros do Toledoprev tomam posse para nova gestão

Enviado por Administrador em Qua, 20/12/2023 - 18:11

Na manhã desta quarta-feira, 20 de dezembro, o prefeito Beto Lunitti oficializou a entrada dos novos membros nos conselhos de Administração e Fiscal do regime próprio de previdência dos servidores municipais de Toledo (Toledoprev). A cerimônia teve lugar na Sala de Reuniões da Prefeitura de Toledo e contou com a participação da secretária de Recursos Humanos, Marta Fath, bem como de ex-conselheiros que contribuíram durante a gestão 2020-2023.

A coordenadora do Toledoprev, Roseli Fabris Dalla Costa, expressou sua gratidão pelo dia, destacando o êxito na auditoria que resultou na manutenção da certificação do Pró-Gestão Nivel II. Ela comemorou a obtenção de 100% de nota "A" no Índice de Situação Previdenciária (ISP) de 2022, medindo a gestão e transparência do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Além disso, mencionou o 3º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária da ABIPEM e o 4º lugar no Prêmio Aneprem de Boas Práticas Previdenciárias.

Roseli expressou sua gratidão aos conselheiros da gestão anterior pelo comprometimento com o futuro do Toledoprev. Ela também manifestou preocupação com a diminuição da arrecadação previdenciária em comparação com o custo da folha, abrangendo mais de 1.500 beneficiários entre aposentados e pensionistas.

O prefeito Beto Lunitti elogiou o empenho dos conselheiros e enfatizou a importância das escolhas acertadas na gestão. As eleições para os novos membros dos conselhos ocorreram de 2 a 6 de outubro de 2023, de forma online e com software próprio, resultando na nomeação dos representantes do Executivo, dos segurados em atividade e dos segurados aposentados e beneficiários para o Conselho de Administração. Para o Conselho Fiscal, foram nomeados representantes do Executivo e dos segurados em atividade.

Os conselheiros, olhando para a gestão 2023-2026, consideram um desafio o envolvimento dos servidores ativos e inativos no entendimento do funcionamento do Toledoprev, incentivando sua participação nas decisões e transições relacionadas à previdência. O vereador Leoclides Bisognin enfatizou a importância dessas decisões, pois muitos funcionários dependem delas para o resto de suas vidas.