Pular para o conteúdo principal

Treinamento sobre compensação previdenciária entre os regimes de previdência social (COMPREV)

Enviado por Administrador em Qui, 13/04/2023 - 14:23

Nos dias 20 a 22 de março, aconteceu o Workshop COMPREV na Prática, realizado pela Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios – APEPREV.

A Compensação Previdenciária consiste no equilíbrio de contas entre os regimes de previdência, referentes à contribuição previdenciária recolhida pelo servidor durante um determinado período, que foi utilizado na composição do tempo de sua aposentadoria. Durante o workshop, foram abordados tópicos como a legislação referente à compensação previdenciária, o fluxo de comunicação entre os regimes de previdência e a prática da solicitação e análise de pedidos de compensação. A capacitação teve como objetivo aprimorar os conhecimentos e habilidades dos participantes para garantir uma gestão eficiente e transparente dos recursos previdenciários. Os especialistas Leonardo Motta e Rafael Forneck trouxeram sua experiência para enriquecer as discussões e esclarecer dúvidas sobre a compensação previdenciária entre os regimes de previdência. O COMPREV permite que o TOLEDOPREV solicite a outros Regimes Próprios de Previdência Social e também ao Regime Geral a compensação financeira das contribuições que foram vertidas por servidores a esses regimes. "O sistema foi alterado em 2021 e passa por constantes atualizações, por isso essas capacitações são sempre importantes".

Além da Diretora Executiva Roseli Fabris Dalla Costa, a servidora Tatiane Mendes Berto da Silva também participou da capacitação.